Harmonização de Vinho e Salada.

Mal abri o livro “The Smple Art of Marrying Food and Wine”, [Malcolm Glock e Mark Hix] e já encontrei muita informação para casar pratos leves e gostosos com vinho. Na página 26 tem boas sugestões de como harmonizar saladas com vinhos brancos e tintos. Claro que eu não conto com as fotografias magníficas de Jason Lowe que ilustram o livro. Então vou improvisar com as fotos do istockphoto.com. Também não vou cometer o impropério de copiar as receitas do livro. Então vamos adaptar as indicações do livro com a nossa realidade.

A primeira opção de prato é uma salada no estilo mediterrâneo, com muita cor, azeitona preta, tomates, queijo de cabra, folhas verdes e roxas e talos de aipo, algo parecido com a foto abaixo. Neste caso, uma das indicações do livro é um refrescante e leve Pinot Grigio do norte da Itália, você pode tentar o Attems Pinot Grigio 2008, sobre o qual falamos na semana passada.

 

Salada-Mediterranea

Attems-Pinot-Grigio

 

A segunda opção é uma tradicional salada turca de berinjela, e neste caso você pode ousar um bom Pinot Noir. Aqui neste maravilhoso blog de cozinha turca você encontra uma excelente opção. Eu escolheria um Pinot Noir Chileno, como o Leyda Pinot Noir Lote 21 2008, indicado pelo Manuk.

Captura-de-tela-2011-01-17-às-21.28.31

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More