As idéias de Arnaud Pontac e o início da fama de Bordeaux
By Artigos
abr 23

As idéias de Arnaud Pontac e o início da fama de Bordeaux

Criado em: 23/04/2018 às 21:55 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:20

Como nasceu Bordeaux.

Durante séculos a Inglaterra comprou os vinhos de Bordeaux, como um commoditie. As diferenças entre os produtores era muito pequena. Entretanto, em 1660 um produtor e negociante de nome Arnaud de Pontac se distinguiu, criando uma série de práticas de produção e marketing que tornaram seu produto ainda mais valorizado e diferenciado. Naturalmente ele foi copiado nos anos sequintes.

Pontac, vinha de uma família antiga e aristocrática de produtores e negociantes. Diz a lenda, que seu avô construiu castelo em pedra, em um terreno muito pobre de cascalho, tanto que recebeu o nome de Graves. Ali somente a videira poderia prosperar, nada mais crescia naquela terra morta. Mais tarde, a propriedade ganhou o nome de Chateau Haut Brion.

A primeira ação diferenciadora deste produtor foi batizar seu vinho com o nome do castelo da família: Chateau Haut Brion. Mas além disso, Pontac estabeleceu padrões de produção, como selecionar as uvas e com isso obter maior qualidade no vinho. Ele ainda misturou ao vinho uma porção prensada da mistura e guardou seus vinhos em barris novos de carvalho. Estas medidas se tornariam um padrão para a região de Bordeaux cerca de 150 anos depois.

Essa é a história do surgimento de Bordeaux como uma região de grande prestígio na produção de vinho, retirada do livro de Hugh Johnson: História do Vinho.

Deixe uma resposta