By Paulo QueirozTinto, Vinhos
O melhor vinho do Ano, por Manuk
Paulo,
Dois vinhos me marcaram muito este ano. O primeiro, que foi degustado, quando recebi a notícia que minha nora estava grávida e o segundo foi quando comemorei o nascimento da Amelia Maria. Aí vai o post que você publicou nos dois momentos:
Dom Perignon Vintage 1999
Posted On: January 18, 2009
Posted In: Champagne, França, Manuk
Comments: One Response
Em um dia para marcar toda a vida, Manuk recomenda o segundo vinho do fim de semana. Um brinde à felicidade Manuk! Ele abriu este vinatage enquanto fazia a sua paeja.
No século 17, Pierre Dom Perignon, o comandante da adega da Abadia de Hautvillers em Epernay, desenvolveu um vinho cuja qualidade extraordinária faria dele o pai espiritual de Champagne e um dos grandes visionários do mundo vitivinícola. Dom Perignon foi um dos primeiros a dominar a produção de vinhos brancos a partir de uvas vermelhas para alcançar um gigantesco salto na qualidade. Fabricado exclusivamente a partir de uvas Chardonnay e Pinot Noir de dez vinhas Grand Cru e da mais antiga vinha na Abadia de Hautvillers, Dom Perignon é produzido apenas em condições excepcionais: vintage
Em 1999 o vinho é cheio de vida, mistura toques de flores secas, abacaxi, coco, canela, cacau e tabaco. Com uma plenitude na boca, complexo, com calor da vibrante e picante especiaria. A sensação de intensidade é profunda, com um frutado, com um ligiero toque de anis 95 pontos WS.
Clos apalta 2004
Posted On: September 14, 2009
Posted In: Cabernet Sauvignon, Carmenére, Chile, Manuk, Merlot
Comments: 4 Responses
Manuk encerra o final de semana de nascimento da sua neta Améila com mais um vinho especial, o Clos Apalta 2004. Um chileno em homenagem a família.
Voce sabe que este eh um momento especial pra mim. Meu estoque de 2005 acabou mas não tem importância. Comemorei com um 2004 As notas deste vinho sao da comemoração pela vida, pelo ato de perpetuar a espécie Um beijo meu amigo de “caminho”. Foi muito bom, ontem, compartilhar esta energia com Voce e com a Tata.
Segundo o produtor: o vinho é um blend de 84% Carmenère-Merlot e 16% Cabernet Sauvignon. Veja que eles não separam o Carmenere do Merlot. Um vinho com muito aroma de fruta, amora. Na boca mostra o carvalho tostado , taninos aveludados e um longo e saborso final. 91 pontos no Wine Advocate.
