Alois Lageder Pinot Griogio 2007, Trentino-Alto Ádige
By Branco, Vinhos
jun 10

Alois Lageder Pinot Griogio 2007, Trentino-Alto Ádige

Criado em: 10/06/2010 às 14:16 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:25

Em uma noite muito quente, abri uma garrafa desse Pinot Griogio do Trentino-Alto Ádige. Apesar de Italiano o nome é Austríaco.

Um vinho muito brilhante de amarelo palha, tem aromas florais e um toque picante. Mas na boca é amanteigado, com baixa acidez e muito frutado.

Eu estou ficando cada vez mais fã dessa uva Pinot Grigio e dos vinhos fáceis de beber que ela proporciona. E este vinho do sul do Tyrol é uma delicia. A venda na importadora Mistral.

A vinícola da família Lageder foi estabelecida na cidade de Bolzano em meados da década de 1850 . O negócio expandiu-se na década de 1930 com a aquisição da propriedade de Löwengang em Magrè e depois com a compra de outras vinhas na região. Hoje, o negócio é administrado por Alois Lageder e pelo cunhado enólogo Luis von Dellemann, enólogo responsável pela vinícola.

Conheça um pouco sobre a região do Trentino-Alto Ádige

A Região do Trentino – Alto Ádige é pequena e fica a margem do Rio Ádigie no extremo norte da Itália, quase divisa com a Austria. O Alto Adige, como diz o nome, fica na parte mais ao norte do Rio, perto da cidade de Bolzano, uma região que fica ao Sul do Tyrol Austríaco. Por isso mesmo, esta região tembºem é conhecida como Sudtirol.

Já o Trentino traz o nome da cidade que fica mais ao sul, as margens do Rio Adige. Uma região bem diferente pois mistura as culturas Alemãs, Austríacas e Italianas, As placas de rua e da lojas, no Alto Ádige estão em Alemão e Italiano. Na porção ao sul, perto da cidade de Trentino, a cultura Italiana se faz presente de forma mais importante e a produção de vinho acontece em locais de altitude mais baixa, com o clima mais quente.

Conheça o site do produtor, aqui

Deixe uma resposta