John Duval Entity Syrah 2006

Last Updated on agosto 8, 2023 by Paulo Queiroz

Como já disse no post anterior, hoje tivemos um encontro entre bloqueios sendo que cada um de nós trouxe o seu vinho. Eu havia escolhido o Elderton Command, mas o vinho está esgotado. Precisei buscar um substituto. Pedi ajuda ao Thiago, Sommerlier do Varanda Grill e ele seleccionou este Syrah do Barossa Valley.

Segundo o Thiago explicou o John Duval foi o enólogo da Penfolds por 29 anos e resolveu abrir o seu próprio negócio em 2003. O Entity Syrah 2006 é um vinho marcante, muito aromático, onde o carvalho tostado aparece com força. Afinal ele descansou por 18 meses em barricas novas.

O Vinho tem um paladar complexo, e você chega a se atrapalhar um pouco na primeira taça, pois suas qualidades vão aparecendo em camadas. Posso citar uma forte presença de baunilha, cacau e café. No final da taça, você encontra algum aroma de couro.

Uma curiosidade percebida por mim e pelo Thiago: Ontem, 6a feira, fui almoçar com 4 amigos no Varanda Grill (Manuk, Luciana, Mônica e Lesley),  para experimentar o Entity, antes de oferece-lo aos amigos blogueiros. Bebemos o vinho sem decantar. Hoje tivemos mais tempo e o vinho decantou por duas horas. Surgiu uma gama maior de sabores, o vinho estava mais “aberto” se é que pode-se dizer isso. Então meu amigo, se você for beber um vinho poderoso como esse Syrah, decantar termina por ser uma atividade fundamental.

O Encontro dos bloqueios foi formidável com a presença de:

João Felipe do Falando de Vinhos

Cristiano Orlandi do Vivendo Vinhos

Carlos Alberto do Papo de Vinho

Daniel Perches do Vinhos de Corte

Claudio do Le Vin au Blog

e o nosso Guru, idealizador do encontro, criador do Enoblogs e do Diário de Baco: Alexandre Frias.
Bebemos nada menos que 12 diferentes vinhos, sem contar um Tignanello 2005 que entrou no final. Mas para saber sobre esse almoço, visite o site dos amigos acima, em alguns dias, com certeza, eles vão escrever sobre o assunto.

John Duval
John Duval
John Duval
John Duval
John Duval
John Duval

Deixe uma resposta