Opiniões: Qual é o seu tipo de vinho?

Last Updated on agosto 8, 2023 by Paulo Queiroz

O NOSSO VINHO tem um grupo do Facebook e lancei esta pergunta para os integrantes do Grupo. Veja algumas das respostas abaixo:

Tiago Marcondes: Para mim tem que ser tinto encorpado. espesso, daquele que gruda no copo. pode ser mais amadeirado, pode ser mais frutado, pode ser um bordeaux, ou um bom português. se o vinho é daquele que enche a boca, pode encher meu copo.

Andre Pedroso: Tinto, encorpado e francês

Patricia Muratori Calfat: Vinho Branco, leve, frances.

Deborah: Depende do que vai acompanhar. Carne de caça? Filet? Peixes? Sobremesas? Aperitivo? Sempre com um copo de água para intercalar. Embora goste muito dos tintos, não bebo muito, pois tenho alergia a tanino….

Maira Toledo: rosé argentino e frances ou prosecco valdobbiadene.

Silvio Calissi: os italianos tintos.

Paulo D’Andrea: Vinho tinto.  De preferência os italianos de médio corpo para encorpado e frutados. Para mim os Chiant Clássicos, Toscanos e Nebiolos são os preferidos.

Fernando Schiavo: Faz tempo que cismei com Malbec. Mas não faço ideia do significado do que acabei de dizer!

Vanessa Gregoraci: Tintos – italianos e franceses.

Rodrigo: Não tenho conheçimento nem paladar para vinhos mais sofisticados. Não me lembro de ter pago do meu bolso mais do que mais de R$1000 a garrafa. Procuro sempre um bom custo x benefício. Gosto de vinhos suaves e secos. Tintos de preferência mas também roses e brancos. Sobre a  origem, em primeiro lugar os franceses depois italianos e espanhois. Existem nos australianos, sul africanos e nos argentinos, boas surpresas.  Prefiro uvas como Cabernet Sauvignon e Pino noir. Os vinhos franceses Châteauneuf du pape também são muito bons.

Paulo Wenzel Lagos: intos secos, pricipalmente os italianos, argentinos, chilenos e alguns brasileiros

Camila Gertner: Mas que pergunta dificel hein!!! Bom escolhi o tinto…adoro demais ainda mais no inverno, agora, por exemplo!! Mas uma amiga deu a dica do vinho verde, beeem gelado, no verão e é beeem bom tbem (só não sei se é chique, mas é bão!!)

Aninha Andreade: Ando apaixonada pelos vinhos tintos Portugueses. Hoje o favorito é o Quinta dos Carvalhais – colheita 2002, que inclusive há 2 anos tento acha-lo no Brasil por um preço viável e ainda não consegui. Tomei em um restaurante adoravel em lisboa e foi para a lista dos TOP 5.  Vou te mandar umas fotos que tirei do rótulo…

Hubert Souchaud: Tintos franceses: Lalande de Pomerol (caro mas o melhor que nunca bebi), Bourgogne Passe-tout-grains (bom preço), Corbières élevés en fût de chêne (barratos). Espumantes brancos franceses desconhecidos: Blanquette de Limoux, Clairette de Die, Crémants de Loire (Valem muito Champagnes). No Brasil so bebi um Miolo de bom… Odeo o rioja espanhol. Prefero os vinhos tintos com bastante taninos. Detesto vinho doce, vomito espumantes doces tintos.

Lele Pereira: Sagrantino di Montifalco. Docinho, encorpado. Conheci agora em Montefalco, uma cidadizinha perto da Perugia. Estou voltando para o Brasil com 2 garrafas na mala. Vale o sacrificio. ;-

Alcir: Pergunta difícil. Vou começar pelo começo. Eu gosto de vinho. Branco ou tinto. Mas prefiro os tintos na maioria das vezes. Gosto de experimentar…gosto de pesquisar…perguntar e descobrir vinhos. Gosto dos vinhos do velho mundo…eles têm o que chamo de história engarrafada. Adoros os bordeaux….gosto muito dos italianos,em especial os toscanos. Mais recentemente comecei a conhecer e a gostar muito dos espanhóis, os ribeira del duero…os de priorato. Ah e os portugueses…com uma produção diversificada e maravilhosa. Aliás atualmente estou numa fase portuguesa, tenho experimentado muito vinho português.

José Carlos Dantas: Respondendo a seu e-mail, minha preferência é por vinho tinto seco e encorpado. Não me julgo um conhecedor de vinho, mas é uma bebida de que gosto muito, e por este motivo, resolvi fazer parte do grupo (NOSSO VINHO). Minha expectativa é que através das experiências e opiniões dos participantes, eu possa adquirir algum conhecimento.

Cristiano Orlandi: Brancos leves e aromáticos juntamente com os deliciosos Late Harvest. Mas por alguma razão bebo mais tintos, vai entender… Ah! Os Italianos, especialmente os Primitivo’s são uma paixão recente. E os Sagrantino’s são interessantes, muito interessantes, bem lembrado pela Lele Pereira.

Daniel Perches: Eu gosto de todos os vinhos, mas tenho uma tendência para o lado dos tintos (especialmente os da Toscana) e também os de sobremesa. Não sou muito fã da Moscatel. Um abraço.

Riza Soares: Vai aí minha contribuição: Descobri que o meu vinho é o Syrah. Não sei se eu tive a sorte de saborear só os bons vinhos desta uva, mas o descobri quando fazia o curso de Sommelier na ABS. Sempre tive ótimas experiências, seja ele australiano, sul africano ou chileno. abs.

Lucas Blanco: Paulo, me agradam os tintos e tenho acesso a argentinos e chilenos de bom gosto (baixo custo). Desses dois locais me agradam os Malbec e os Carmenére respectivamente. Dos Europeus me agradam as uvas Sangiovese e Valpolicella. Abs.

Daniela Sosigan: Eu gosto muito de vinho tinto, forte, seco… encorpado!! Vinho tradicionalmente apreciado por homens!! rss

A maioria prefere vinhos tintos, da Itália e da França, uma situação no mínimo difícil para a industria brasileira que possui excelente qualidade nos vinhos espumantes. Mas essa é apenas uma enquete e não uma pesquisa. Se você quiser deixe sua opinião também aqui nos comentários.

Ah e antes que perguntem: Eu prefiro o vinho que bebo com os amigos, de qualquer tipo. Mas quando estou só, prefiro os Italianos da Toscana, sobretudo os IGTs de Bolgheri.

Deixe uma resposta