Que vinho se bebe com queijos?
By Artigos
set 10

Que vinho se bebe com queijos?

Criado em: 10/09/2020 às 23:09 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:57

Existe uma imensa variedade de queijos e vinhos, as combinações são inúmeras. Entretanto muita gente pensa que o vinho tinto é o melhor para acompanhar queijo. Essa é uma ideia errada. O melhor companheiro para os queijos na grande maioria dos casos é o vinho branco. O Alexandre Machado, em seu livro ” O assunto é vinho”, escrito com o Carlos Alberto Sardenberg, explica que os vinhos jovens e aromáticos combinam melhor com os queijos e que um queijo de forte aroma pode ofuscar ou estragar a experiência de um opulento e sofisticado vinho tinto. Ele ainda explica que os queijos de massa cozida, aqueles queijos amarelos, caem bem com os vinhos tintos.

Os queijos macios e cremosos, como um Brie ou Camember, combinam bem com vinhos brancos leves, como um Chablis da Borgonha ou Pinot Grigio do Vêneto. O Blue Cheese pode ser harmonizado com um Chardonnay com envelhecimento em barril, aquele vinho mais encorpado. Os queijos duros, como o Grana Padano italiano, pode ser acompanhado de um Chianti leve ou mesmo um Brunello.

Isso não significa que você não possa combinar um Cabernet Sauvignon Chileno com queijo, mas eu aconselho optar por um queijo tipo parmesão ou pecorino.

Deixe uma resposta