As uvas típicas da Itália
By Artigos, Uvas
mar 29

As uvas típicas da Itália

Criado em: 29/03/2020 às 20:52 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:18

Muita gente conhece as tradicionais uvas tintas francesas, Cabernet Sauvignon, Merlot e  Pinot Noir. São também bastante populares a argentina Malbec e a chilena Carmenére, (Original da França e extinta naquele país com a praga Filoxera no final do século século XIX, inicio do seu óculo XX). Mas neste post vou publicar informações interessantes sobre as uvas originarias da Itália. A fonte é o sensacional Guia Zahar, Vinhos do mundo todo.

Aglianico

Antiga cepa tinta encontrada no sul da Italia, produz vinho bem encorpados com sabores de cereja, chocolate e alcatrão.

Arneis

Uma das melhores cepas italianas brancas, a Arneis confere ao vinho perfume de melão, pois pêra e amêndoas. A Arneis é cultivada sobretudo no Piemonte, norte da Italia.

Barbera

Esta é outra estrela do Piemonte, produz vinhos tintos com sabor de fruta madura, especiarias, super sedosos e encorpados. É a segunda uva mais cultivada na Italia, perdendo apenas para a Sangiovese.

Cortese

É uma uva branca de alta qualidade que produz vinhos refrescantes, com sabores minerais, de lima e ameixa verde, encontrada no Piemonte, Lombardia e Vêneto. As melhores dão da denominação Gavi.

Corvina: 

Esta é a principal uva tinta de Valpolicella, produz os clássicos Amarones. Tem sabores concentrados e caninos sedosos. Sua região original é Verona.

Dolcetto

Uma cepa “docinha” que gera vinhos mais simples e fáceis de tomar, de cor rubi vibrante e sabor de cereja. Ela é do Piemonte e faz vinhos para serem consumidos jovens.

Garganega

Uva encontrada em Vicenza e Verona, no nordeste da Italia, ficou marcada por produzir vinhos de baixa qualidade, mas pode produzir bons vinhos brancos com sabores de amêndoas. Procure a denominação Soave Classico.

Nebbiolo

Aqui a coisa é muito séria. Pessoalmente eu arrisco dizer que é difícil de encontrar vinhos com Nebbiolo que sejam ruins. Ela é a responsável pelos sofisticados Barolo e Barbarescos, que podem ser quadrados por dezenas de anos. Tem sabores de rosas, alcatrão, especiarias e framboesa. Taninos potentes e alta acidez.

Sangiovese

A mais popular e mais cultivada cepa da Italia, original da Toscana, produz vinhos de qualidade mundial, mas também ja me deparei com alguns desastres, pois a uva realmente é cultivada em larga escala. Traz sabores de ervas, baunilha e cereja. A principal uva do Chianti. É importante saber que tem uma variante ainda mais sofisticada de nome Sangiovese Grosso, que produz os Brunelos de Montalcino.

Trebbiano

Cepa branca que é usada em enorme escala para vinhos sem muita expressão. A uva branca mais cultivada da Itália. Geralmente é misturada com outras uvas brancas,

Greco Bianco

Uva grega, muito antiga e cultivada principalmente na região de Campanha. Sua melhor expressão é na denominação Greco di Tufo DOC.

Primitivo

Esta uva tem alto teor alcoólico, sua origem é a Croácia, geneticamente idêntica a Zinfandel dos Estados Unidos, existe a variedade Primitivo di Salento e Primitivo di Manduria. Muito cultivada na região da Puglia no sul da Italia.

Verdicchio

Cepa branca da região de Le Marche na região central da Italia, produz vinhos vivos com sabor de limão, grama e amêndoas.

Montepulciano

Uma uva produzida em larga escala na Italia Central, sobretudo a Montepulciano D’Abruzzo, produz vinhos com sabor de cereja e amora, super vivos e ácidos.

Negroamaro 

Produz vinhos encorpados de sabor de cereja e alcaçuz. Uva cultivada no sul da Italia e usada em misturas. Conheça o Il Pumo San Marzano Negroamaro 2018

Nero Dávola

Proveniente da cidade de Ávola na Sicília é a uva mais cultivada da ilha italiana. Faz vinhos ultra potentes e tânicos. A uva é conhecida também como Calabrese.

Nerello Mascalese

Outra uva da Sicília, apesar de ser amplamente cultivada na ilha italiana, é menos conhecida que sua irmã Nero D´Avola, resulta em vinhos florais e leves com toques de ervas. Seu nome deriva da planície de Mascali, perto do monte Etna. Aqui um bom exemplo de Nerello Mascalese

Vernaccia

Uma uva branca versátil, mais conhecida na denominação Vernaccia di San Gemignano na Toscana. Produz um vinho branco seco, com sabores de nozes e especiarias.

Conheça uvas e seus vinhos dio mundo todo aqui

Comments (3)

  1. Gê Cesar jun 10 2020 - 7:41 pm

    Faltou falar da minha preferida: a Nero D’avolo

    • Gê Cesar jun 10 2020 - 7:42 pm

      ops..Nero D’avola..

      • Admin jun 28 2020 - 2:39 pm

        Puxa, que falha não?
        Vou corrigir
        Obrigado

        Abraço

Deixe uma resposta