By Paulo QueirozArtigos, Tinto, Vinhos
Chateau Haut-Bages-Libéral 2006
Esse Chateau com origem no século XVI está situado entre as cidades de Pauillac e Saint-Julien-Beychevelle, em um terreno de cascalho com uma boa vista do Gironde. Ele está cercado de Chateaus como Lynch-Bages, Croizet-Bages, Cordeillan-Bages e Haut-Bages-Averous.
O prefixo Haut, indica a posição do vinhedo no topo do platô, e Liberal vem dos proprietários no século XVIII. A família Liberal era negociante de vinhos, com grande conhecimento no assunto e adquiriram esta propriedade em Pauillac para elaborar sua própria bebida. Os frutos desse trabalho tornaram Haut-Bages-Libéral um Cinquième Cru Classé na classificação de 1855.
Já no século vinte o Chateau ficou praticamente abandonado, até que em 1960 a propriedade foi adquirida pela Societé Civile Charreules, que reorganizou a produção. Em 1962 a propriedade foi novamente vendida ao Grupo Taillan, proprietário de muitos Chateaus em Bordeaux. Atualmente a idade média das vinhas é de 35 anos, com predominância de Cabernet Sauvignon e parcelas de Merlot e Petit Verdot. Neste século tem produzido excelentes vinhos, como ocorreu nos anos de 2000, 2001, 2003, 2005 e 2006.
O nosso Chateau Haut-Bages-Libéral 2006 foi avaliado pela Wine Spectator como um vinho muito escuro, com aromas de flores secas, encorpado, com taninos finos e um final delicioso. Recebeu 92 pontos. A tal meia garrafa custa algo como 130 Reais no Brasil.
