By Paulo QueirozArtigos
Porque o vinho só é produzido em algumas regiões
As regiões produtoras de vinho tem características especiais.
Para entender as regiões produtoras de vinho em nosso planeta temos que sair dele e viajar a mais de 300km de altitude. De lá podemos ver a Terra como um todo. Se pensarmos em uma mapa global dos melhores vinhos, vamos perceber que as regiões produtoras de melhor qualidade estão entre o paralelo 50˚ norte e 30˚ norte e o paralelo 50˚sul e 30˚ sul. Isso ocorre porque as vinhas são teimosas e gostam de climas mais rústicos, com épocas de frio, vento, sol e chuva. Claro que a qualidade do terreno é importante, mas é impressionante como a análise do mapa mostra que a vinicultura de alta qualidade acontece em duas faixas estreitas de terra no planeta.
O vinho se originou no velho mundo, mas hoje o novo mundo produz vinhos em quantidade e qualidade que rivalizam com os países da Europa mais tradicionais na produção de vinho. França Itália, Espanha, Portugal e até mesmo a Alemanha comandam a produção de vinhos no velho mundo. Já no novo mundo temos potencial como os Estados Unidos, Chile, Argentina, Africa do Sul, Australia e Nova Zelândia. O Brasil está posicionado em uma região climática que não favorece tanto a produção de vinhos, mas encontramos atualmente excelentes produtores na zona da Serra Gaúcha e os espumantes brasileiros competem de igual para igual com os espumantes do velho mundo.
Antigamente ficava fácil identificar pelo paladar a origem do vinho, se vinha do velho ou do novo mundo. Entretanto a globalização também atingiu o mundo do vinho e os produtores estão aderindo a este estilo global de vinho tinto. São vinhos encorpados, com muita presença de madeira e sabores de frutas negras. Nos Estados Unidos, a produção e estilo de vinho atingiu um padrão onde fica mais difícil notar diferenças entre as diferentes safras. EU particularmente acho isso uma pena pois elimina as diferenças regionais, de clima e estilos próprios de produção.
O consumo de vinho tem subido no mundo nas últimas décadas, veja o ranking dos países que mais produzem vinho no mundo. (Fonte: O Mundo do Vinho, 3a Edição, Guia Ilustrado Zahar)
- França
- Italia
- Estanha
- Estados Unidos
- Argentina
- Alemanha
- Australia
- Africa do Sul
- Portugal
- Chile.
Cada um dos países produtores de vinho tem muitas regiões produtoras, que seguem estilos de produção diferente e combinações de uvas específicas. São as Denominações de Origem, que qualificam o vinho de acordo com seus padrões de produção e origem.